Portal da Saúde Bucal
Acesse sua Área Restrita

Bem Vindo!

Insira seus dados para receber informações sobre o Portal da Saúde Bucal.


Nome: E-mail: Dentista Paciente

Encontre aqui! use uma das opções abaixo para encontrar o serviço odontológico ideal para você!

Clique e Busque por Filtros

1 - Localização

Os campos marcados em vermelho são de preenchimento indispensável

2 - Institucional

Selecione os Dias de Atendimento
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Selecione os Períodos de Atendimento
24 Horas Manhã Tarde Noite
Selecione as Formas de Pagamento
Cartões de Crédito Boleto Bancário Cheques Financiamento Bancário Dinheiro

3 - Diferenciais

Indiferente

Acesso com Rampa

Massagem Elétrica Durante Tratamento

Baby Sitter para seus Filhos

Massagem com Profissional Durante Tratamento

Spa Dental Day

Home Care (Atendimento em domicílio)

Estacionamento Gratuíto

Serviço Leva e Traz

Estacionamento Conveniado com Seguradora

Atendimentos em Horários Especiais

Spa Dental Week

4 - Especialidades

Indiferente

Clínico Geral

Endodontia

Implantodontia

Prótese Dental

Dentista do Sono

Check-up Odontológico

Odontoherbiatria

Odontogeriatria

Prótese Sobre Implante

Ortodontia

Cirurgia Ortognática

Buco Maxilo Facial

Reabilitação oral

Cirurgia Oral Maior e Menor

Estética Dental e Dentística Reabilitadora

Odontopediatria

Odontologia para Pacientes Especiais

Periodontia

Ortopedia dos Maxilares

Clique e Busque por CEP, Endereço

Busca por Região

Digite seu Endereço, CEP ou Bairro e depois clique em localizar

Clique e Busque por Termo

Busca por Termo

Digite um palavra para que o sistema a procure nos cadastros odontológicos

Notícias do Portal da Saúde Bucal - Clique aqui para ver todas as notícias

Baixa Ingestão de Cálcio Aumenta o Risco da Perda de Dentes


Há muitos fatores associados à perda de dentes. As duas causas mais prevalentes são a periodontite (infecção da gengiva em torno do dente) e as cáries dentais. Estas condições são comuns entre adultos e idosos e, frequentemente, resultam na perda do dente através da extração. A perda de dentes é uma preocupação significativa (mas frequentemente negligenciada) porque ela pode causar um problema na mastigação de determinados alimentos e aumentar o risco de se consumir uma dieta pobre em qualidade nutricional devido à variação auto-limitada da ingestão de alimentos. Esta variedade reduzida de alimentos pode, por sua vez, afetar o status nutricional e a qualidade de vida como um todo. Assim, é importante, tanto por razões psicossociais quanto funcionais, prevenir a perda de dentes. Estudos epidemiológicos cruzados têm mostrado que a ingestão de cálcio pode desempenhar um papel na prevenção das cáries e da periodontite. Entretanto, ainda não está claro se a ingestão de cálcio afeta a retenção dos dentes a longo prazo.

Recentemente, pesquisadores dinamarqueses estudaram a associação entre a ingestão de cálcio e o número de dentes e subsequente perda de dentes no estudo denominado MONICA (Monitoring Trends and Determinants in Cardiovasculas Disease). Neste estudo randomizado com amostras de igual tamanho, homens e mulheres de 30-, 40-, 50- e 60- anos (n = ~4800) residentes em Copenhagen foram convidados a participar do estudo entre 1982-83, e 3600 concordaram em participar. Em seguida, os sujeitos foram contatados para acompanhamento em 1987-88 e em 1993-94. Foram obtidas informações dietéticas e demográficas, assim como um exame oral que determinou o número de dentes remanescentes. Os resultados obtidos representam o número de dentes remanescentes e dentes perdidos entre 1987-88 e 1993-84.

A ingestão media de cálcio do grupo foi relativamente alta, 1238 mg/dia. Entretanto, 46% dos sujeitos tinha ingestão de cálcio abaixo do recomendado. Indivíduos que relataram baixa ingestão de cálcio (menor que os níveis recomendados) foram, principalmente, os mais velhos, com menos anos de educação, com maior ingestão de açúcar e menos visitas ao dentista. Além disso, este grupo teve mais frequentemente edentulismo (perda de dentes) e mais de 10% de perda de dentes durante o tempo de acompanhamento. Os sujeitos no grupo de baixa ingestão de cálcio tinham uma média de 19 dentes, ao passo que aqueles que consumiam a quantidade recomendada tinham 23. Depois de ajustes estatísticos devidos a idade, educação, tabagismo, ingestão de álcool, ingestão de açúcar, secura da boca e tempo desde a última visita ao dentista, homens e mulheres que relataram ingestão de cálcio abaixo do recomendado tinham 57% e 44%, respectivamente, maior risco de ter menos dentes quando comparados com aqueles que relataram terem ingerido cálcio dentro do recomendado. Homens com baixa ingestão de cálcio tiveram 2,7 vezes mais risco de perder pelo menos 10% dos seus dentes durante o acompanhamento.

Este estudo é notável porque sugere que o incentivo a uma maior ingestão de cálcio na dieta de adultos pode ajudar a prevenir a perda de dentes.


Fonte: www.fortitechpremixes.com



Clique aqui para ver todas as notícias

Comentários: 0 Postagens

Apoio:

Oral B | Parceiro do Portal da Saúde Bucal
FaceBook

Portal da Saúde Bucal - Todos Direitos Reservados