Portal da Saúde Bucal
Acesse sua Área Restrita

Bem Vindo!

Insira seus dados para receber informações sobre o Portal da Saúde Bucal.


Nome: E-mail: Dentista Paciente

Encontre aqui! use uma das opções abaixo para encontrar o serviço odontológico ideal para você!

Clique e Busque por Filtros

1 - Localização

Os campos marcados em vermelho são de preenchimento indispensável

2 - Institucional

Selecione os Dias de Atendimento
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Selecione os Períodos de Atendimento
24 Horas Manhã Tarde Noite
Selecione as Formas de Pagamento
Cartões de Crédito Boleto Bancário Cheques Financiamento Bancário Dinheiro

3 - Diferenciais

Indiferente

Acesso com Rampa

Massagem Elétrica Durante Tratamento

Baby Sitter para seus Filhos

Massagem com Profissional Durante Tratamento

Spa Dental Day

Home Care (Atendimento em domicílio)

Estacionamento Gratuíto

Serviço Leva e Traz

Estacionamento Conveniado com Seguradora

Atendimentos em Horários Especiais

Spa Dental Week

4 - Especialidades

Indiferente

Clínico Geral

Endodontia

Implantodontia

Prótese Dental

Dentista do Sono

Check-up Odontológico

Odontoherbiatria

Odontogeriatria

Prótese Sobre Implante

Ortodontia

Cirurgia Ortognática

Buco Maxilo Facial

Reabilitação oral

Cirurgia Oral Maior e Menor

Estética Dental e Dentística Reabilitadora

Odontopediatria

Odontologia para Pacientes Especiais

Periodontia

Ortopedia dos Maxilares

Clique e Busque por CEP, Endereço

Busca por Região

Digite seu Endereço, CEP ou Bairro e depois clique em localizar

Clique e Busque por Termo

Busca por Termo

Digite um palavra para que o sistema a procure nos cadastros odontológicos

Notícias do Portal da Saúde Bucal - Clique aqui para ver todas as notícias

Feche a Boca para a Perda Óssea


Alguns fatores, como alterações hormonais, trauma oclusal e periodontite com presença de tártaro, além de fumo e álcool, podem levar à perda óssea, que tem como conseqüência a diminuição na qualidade da mastigação, podendo trazer problemas nutricionais e digestivos. Saiba como prevenir esse mal e mantenha sua boca saudável.

Um sorriso bonito e saudável é o que todo mundo quer. Mas saiba que para manter os dentes sempre em ordem é preciso ter disciplina e tomar alguns cuidados.

Fazer a higiene correta de toda a boca, por exemplo, é imprescindível para evitar um grande mal que afeta muitas pessoas, a placa bacteriana. Ela, com o tempo, pode se mineralizar, formando o tártaro ou o cálculo gengival. “Juntos, a placa e o tártaro deslocam as gengivas da destruição das fibras que prendem o dente à gengiva. Se essa alteração não for tratada, a estrutura óssea que sustenta o dente poderá se comprometer e, a longo prazo, poderá ocorrer a perda do elemento dental. Esse abalo na estrutura óssea é denominado periodontite (doença periodontal)”, explica o cirurgião-dentista Dr. Roberto Mariani (SP).


Um dente perdido compromete toda a harmonia do sorriso. Por isso, é necessário realizar consultas freqüentes ao dentista, que irá fazer uma avaliação da saúde bucal e, se necessário, solicitar exames complementares, como radiografia e/ou densitometria óssea (exame que detecta o grau de osteoporose).

Fazer a checagem hormonal (principalmente nas mulheres em menopausa), evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, de determinados medicamentos e o tabagismo contribui para deixar a periodontite longe da boca.


No dia-a-dia, além da higiene correta, é necessário ficar atento à alimentação também. “A falta de alguns minerais e vitaminas, principalmente cálcio e vitamina D, são vitais para manter a saúde dos ossos”, esclarece o cirurgião.

O principal objetivo do tratamento periodontal é a remoção de tártaros (cálculos dentários), para evitar que ocasionem a perda óssea. Caso ela já esteja em andamento e tenha origem traumática, é preciso fazer os devidos ajustes nos dentes, se for conveniente, ou corrigi-los com Ortodontia, dependendo do caso. “O profissional deve verificar também se não há nenhum agravante de ordem sistêmica, como disfunção hormonal”, diz.

Agora, se a estrutura óssea já estiver perdida, nos casos de periodontites ou de traumas oclusais, a reparação é dada por meio de enxertos ósseos.


Enxerto Ósseo
Esse procedimento é muito utilizado hoje em dia, tanto na Implantodontia quanto na Periodontia. Quando um dente é perdido, o osso da boca encolhe de altura e de largura, impossibilitando a colocação do implante. Para sustentar o dente, os enxertos são colocados em pedaços ou moídos junto a outros componentes auxiliares.

Nos implantes, os pinos de titânio atuam como raízes dentárias artificiais, tornando-se parte integral do osso mandibular ou maxilar. Para a correta acomodação do implante, é necessária a presença de osso. Caso isto não ocorra, utilizam-se enxertos ósseos.

Inúmeros materiais podem ser empregados (osso humano, osso bovino e compostos à base de hidroxiapatita). Enxerto ósseo autógeno (osso coletado do próprio paciente).

Entenda como tudo começa...
A doença periodontal inicia-se com uma gengivite marginal e progride para uma periodontite, momento em que se inicia a perda óssea. Caso não seja tratada leva à perda do dente. A placa bacteriana não removida se mineraliza, transformando-se em cálculo ou tártaro dos dentes, que são estruturas duras, difíceis de remover.


Fonte: Odontologika



Clique aqui para ver todas as notícias

Comentários: 0 Postagens

Apoio:

Oral B | Parceiro do Portal da Saúde Bucal
FaceBook

Portal da Saúde Bucal - Todos Direitos Reservados