Portal da Saúde Bucal
Acesse sua Área Restrita

Bem Vindo!

Insira seus dados para receber informações sobre o Portal da Saúde Bucal.


Nome: E-mail: Dentista Paciente

Encontre aqui! use uma das opções abaixo para encontrar o serviço odontológico ideal para você!

Clique e Busque por Filtros

1 - Localização

Os campos marcados em vermelho são de preenchimento indispensável

2 - Institucional

Selecione os Dias de Atendimento
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Selecione os Períodos de Atendimento
24 Horas Manhã Tarde Noite
Selecione as Formas de Pagamento
Cartões de Crédito Boleto Bancário Cheques Financiamento Bancário Dinheiro

3 - Diferenciais

Indiferente

Acesso com Rampa

Massagem Elétrica Durante Tratamento

Baby Sitter para seus Filhos

Massagem com Profissional Durante Tratamento

Spa Dental Day

Home Care (Atendimento em domicílio)

Estacionamento Gratuíto

Serviço Leva e Traz

Estacionamento Conveniado com Seguradora

Atendimentos em Horários Especiais

Spa Dental Week

4 - Especialidades

Indiferente

Clínico Geral

Endodontia

Implantodontia

Prótese Dental

Dentista do Sono

Check-up Odontológico

Odontoherbiatria

Odontogeriatria

Prótese Sobre Implante

Ortodontia

Cirurgia Ortognática

Buco Maxilo Facial

Reabilitação oral

Cirurgia Oral Maior e Menor

Estética Dental e Dentística Reabilitadora

Odontopediatria

Odontologia para Pacientes Especiais

Periodontia

Ortopedia dos Maxilares

Clique e Busque por CEP, Endereço

Busca por Região

Digite seu Endereço, CEP ou Bairro e depois clique em localizar

Clique e Busque por Termo

Busca por Termo

Digite um palavra para que o sistema a procure nos cadastros odontológicos

Notícias do Portal da Saúde Bucal - Clique aqui para ver todas as notícias

O que é Home Care - Atendimento Odontológico Domiciliar


Introdução
São considerados Pacientes com Necessidades Especiais aqueles que apresentem qualquer tipo de condição que os faça necessitar de atendimento diferenciado por um período de tempo ou por toda sua vida.

Nesse grupo estão incluídos os portadores de doenças metabólicas como o diabetes, alterações dos sistemas como a hipertensão, condições transitórias como gravidez, pessoas que perderam sua condição de normalidade como as vítimas de acidentes, os idosos, os portadores de deficiência física e/ou mental, entre outros.

O atendimento odontológico domiciliar deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado. Estas pessoas têm necessidade aumentada para o cuidado preventivo odontológico, para prevenção de cárie e doenças periodontais.

As infecções odontogênicas desempenham um importante papel na rotina odontológica, devido ao risco de disseminação e as graves complicações que podem gerar.

A maioria destes pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus cuidados bucais, necessitando da ajuda de outras pessoas. A participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para promoção da saúde bucal do paciente.

Os portadores de deficiências neuropsicomotoras muitas vezes apresentam doenças bucais que comprometem seriamente os dentes levando à sua perda. São pessoas que geralmente não têm habilidade para promoverem uma higiene oral satisfatória e muitas vezes não permitem que outras pessoas a façam, ou a façam de maneira inadequada, ou mesmo por apresentarem movimentos involuntários que dificultam a higienização.

A primeira abordagem odontológica deve ser composta de uma aproximação com o paciente e com algum familiar assim como o conhecimento das condições médicas preexistentes. Salienta-se que muitos destes pacientes apresentam complicações orgânicas.

Muitas condições sistêmicas e o uso de medicamentos podem afetar a resposta do organismo à infecção. Estas condições podem afetar a capacidade do paciente de eliminar o agente infeccioso

Observa-se a importância do cirurgião-dentista orientando o paciente e seus familiares e promovendo a prevenção de focos infecciosos bucais.



Proposição
O objetivo do atendimento domiciliar é a prestação de serviço odontológico diferenciado, dispondo de cuidados específicos, por profissional habilitado.

Evita-se, assim, o deslocamento do paciente de sua residência ao consultório, o que minimiza o risco de aparecimento de dor ou infecção. Neste contexto, o atendimento odontológico colabora para se evitar que o paciente se debilite ou se agrave o estado de sua saúde geral.

Este serviço também é direcionado para executivos e demais pessoas que não possuem disponibilidade de horário para se deslocarem até o consultório. É possível realizar diversos tipos de tratamentos dentários no conforto de sua casa ou escritório.

Os pacientes são submetidos inicialmente a uma anamnese, em que consta todo histórico de saúde geral e bucal e em seguida o exame clínico extra e intra-oral.

Os aparelhos odontológicos são adaptados e transportados até o local onde o paciente se encontra, permitindo realizar diversos procedimentos odontológicos como prevenção, restauração, periodontia, exodontia, ajuste de próteses, mantendo os padrões de segurança.

Após a finalização do tratamento, o paciente será acompanhado a cada 6 meses para realização de prevenção e reforçando a orientação para a correta higiene bucal. Esses retornos também irão depender da saúde bucal na qual o paciente se encontrava.


Fonte: Abope



Clique aqui para ver todas as notícias

Comentários: 0 Postagens

Apoio:

Oral B | Parceiro do Portal da Saúde Bucal
FaceBook

Portal da Saúde Bucal - Todos Direitos Reservados